Tipos mais comuns de manchas nos dentes

As manchas nos dentes deixam muitos pacientes incomodados e preocupados. Além de interferir na estética, elas podem ser o sintoma de algum problema bucal. Portanto, ao perceber algum ponto que não sai com a escovação, é necessário procurar um cirurgião-dentista para avaliar.

Mas por que essas manchas aparecem? Há tratamento? Neste post, explicaremos essas dúvidas, além de destacar como prevenir o problema.

Continue a leitura e veja como deixar o seu sorriso bonito e saudável.

 

O que provoca as manchas nos dentes?

São diversos os fatores que podem gerar as manchas nos dentes. Separamos, a seguir, os principais deles.

  • Bebidas e alimentos: café, chá, refrigerantes à base de cola, suco de uva e vinho tinto possibilitam as manchas nos dentes. Curry, açaí e molho de soja também podem interferir na aparência dentária;
  • Cigarro: a nicotina pode deixar os dentes dos fumantes amarelados;
  • Fluorose: o consumo excessivo de flúor nos primeiros anos de vida altera a cor do esmalte do dente, deixando-o com pequenas manchas ou com linhas mais esbranquiçadas em determinadas regiões. Isso acontece quando a criança engole a pasta de dente com flúor ou quando a água consumida tem uma concentração grande do mineral;
  • Esmalte dental envelhecido: com o tempo, o esmalte do dente começa a sofrer desgaste e acaba deixando à mostra a dentina, uma camada mais interna do dente de coloração amarela;
  • Antibiótico: o consumo de antibióticos durante a gestação pode deixar os dentes do bebê com manchas amarelas ou marrons. Isso ocorre principalmente quando a grávida utiliza a tetraciclina por muito tempo. Caso a criança tenha que tomar esse antibiótico após o nascimento, isso acontece também nos dentes permanentes;
  • Trauma: depois de um trauma, o dente pode ficar escuro porque o sangue pode se espalhar por estruturas internas do dente;
  • Tratamento de canal: há a possibilidade de o dente ficar escurecido por conta de hemorragia na hora da retirada da polpa ou pelo contato com alguma substância química no procedimento;
  • Tártaro: as manchas dessa natureza aparecem quando a placa bacteriana fica endurecida na superfície do dente ou na gengiva, absorvendo marcas com mais facilidade. Deve ser tratado para não se tornar cárie ou gengivite;
  • Cáries: pequenas manchas podem indicar cárie e precisam ser tratadas rapidamente para não comprometer o dente.

 

Na Clínica do Dr. Edgar Costa você terá certeza de contar com o profissional sempre atualizado que estará utilizando as técnicas mais modernas e materiais da melhor qualidade para obter o melhor resultado no seu tratamento.

Estamos prontos para atender você. Entre em contato pelo formulário disponibilizado no site ou envie uma mensagem no Messenger (ícone flutuando nesta página).


AGENDE SUA AVALIAÇÃO
SE PREFERIR, AGENDE POR TELEFONE: (47) 3433-0101

Como tratar os dentes manchados?

Quando você notar que há manchas em seus dentes que não saem com a escovação, o ideal é procurar um cirurgião-dentista imediatamente. Ele fará um exame clínico e indicará o melhor tratamento para você.

Algumas manchas podem ser retiradas com a profilaxia, que é a limpeza mais profunda realizada no consultório, como a de tártaro e algumas manchas decorrentes de bebidas e alimentos.

Há casos em que é necessário o procedimento de microabrasão, em que é feito um desgaste no esmalte do dente.

CLAREAMENTO

O clareamento dental também pode eliminar o problema. Existem técnicas para clarear tanto a parte externa como a interna dos dentes (clareamento endógeno). O ideal é que ele seja realizado em consultório para que se obtenha uma tonalidade natural como resultado do tratamento.

Há ainda a opção de facetas de porcelana, as quais são estruturas muito finas que recobrem os dentes, corrigindo a cor e o formato.

Como prevenir o problema?

A escovação correta com pasta de dente com flúor e fio dental ajudará a manter os dentes brancos. Contudo, é preciso limpar todos os dentes por completo, inclusive as faces internas, depois das refeições e, principalmente, antes de dormir.

No caso das crianças, converse com o odontopediatra sobre o melhor creme dental para ela. Caso a recomendação seja o creme com flúor, o importante é supervisionar a quantidade utilizada.

Após tomar café ou outra bebida com corante, faça um bochecho com água. A medida prevenirá o aparecimento das manchas.

Sempre que fizer a higienização bucal, veja se há manchas nos dentes. Elas podem ser originadas de alguns hábitos, como o café ou o cigarro, ou ser o resultado de outros fatores, como detalhamos acima. O importante é sempre procurar o cirurgião-dentista e fazer o tratamento correto. Seu sorriso agradece!

Agora você já sabe o que provoca as principais manchas que podem surgir nos dentes e como tratá-las. Ficou com alguma dúvida? Deixe-a no comentário abaixo!


Trocar restaurações amálgama em Joinville

Na Clínica do Dr. Edgar Costa você terá certeza de contar com o profissional sempre atualizado que estará utilizando as técnicas mais modernas e materiais da melhor qualidade para obter o melhor resultado no seu tratamento.

Estamos prontos para atender você. Entre em contato pelo formulário disponibilizado no site ou envie uma mensagem no Messenger (ícone flutuando nesta página).

Dúvidas? Deixe seu comentário no campo abaixo ou envie uma mensagem no chat aqui do site.

Agende uma avaliação hoje mesmo!

Tem alguma dúvida?

Envie sua mensagem que responderei o mais rápido possível

Enviar mensagem

Fonte: Sorridents