Que é hipersensibilidade dentinária?

A sensibilidade dentinária afeta um grande número de pessoas. Geralmente é desencadeada causada por bebida e alimentos quentes, frios, doces ou ácidos. Em condições normais, a dentina (camada interna que envolve o nervo) é coberta pelo esmalte da coroa e a gengiva ao redor do dente. Com o tempo, o esmalte pode desgastar-se, reduzindo a proteção. Também com o tempo, a gengiva pode retrair-se, expondo a raiz do dente.

A dentina tem um grande número de poros ou tubos microscópicos (túbulos) que vão da face externa do dente até a polpa, no centro. Quando a dentina está exposta, os líquidos presentes nesses túbulos podem ser estimulados por mudanças de temperatura ou certos alimentos, causando a sensibilidade.

 

Qual é a causa da hipersensibilidade dentinária?

A exposição da dentina por ocorrer devido a vários fatores. Os fatores mais comuns são:

  • Retração gengival devido à idade ou escovação inadequada;
  • Bebidas ácidas (como refrigerantes) que causam a erosão do esmalte e a exposição da dentina;
  • Bruxismo – que, na verdade, faz com que todos ou a maior parte dos dentes tornem-se sensíveis;
  • Escovação com creme dental muito abrasivo, escovação incorreta e/ou escovação em um número de vezes maior do que três;
  • Utilização de escovas de dentes com cerdas médias e duras;
  • Gengivite, que pode causar retração gengival;
  • Dente lascado ou fraturado, com exposição da dentina;

Além disso, alguns tratamentos dentários podem causar sensibilidade. Sabe-se que alguns tratamentos como o branqueamento, a profilaxia em consultório, a colocação de aparelhos ortodônticos ou restauração dentária podem causar sensibilidade durante ou depois do procedimento.


AGENDE SUA AVALIAÇÃO
SE PREFERIR, AGENDE POR TELEFONE: (47) 3433-0101

O que posso fazer?

O primeiro passo é descobrir a causa, com a ajuda de um dentista. Se a causa for a exposição da dentina, há algumas providências que você e seu dentista podem tomar para reduzir a sensibilidade:

  • Use uma escova de cerdas extra macias;
  • Escove corretamente para evitar a abrasão do esmalte e a retração gengival;
  • Use um creme dental formulado especialmente para ajudar reduzir a sensibilidade;

 

Há um grande número de tratamentos disponíveis. Seu dentista pode ajudá-lo a encontrar aqueles que funcionam melhor no seu caso. Consulte sempre o dentista. Não tente diagnosticar o problema sozinho, pois ele pode ser sinal de algo mais sério. Somente um dentista pode esclarecer a questão.


 

Na Clínica do Dr. Edgar Costa você terá certeza de contar com o profissional sempre atualizado que estará utilizando as técnicas mais modernas e materiais da melhor qualidade para obter o melhor resultado no seu tratamento.

Estamos prontos para atender você. Entre em contato pelo formulário disponibilizado no site ou envie uma mensagem no Messenger (ícone flutuando nesta página).

Agende uma avaliação hoje mesmo!

Tem alguma dúvida?

Envie sua mensagem que responderei o mais rápido possível

Enviar mensagem

Fonte: Colgate