É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre a importância da limpeza dentária, certo? Ainda assim, muitas pessoas não sabem como ela é realizada, como pode evitar vários outros problemas e deixar a saúde bucal em dia.

Se você quer entender mais sobre o assunto e descobrir a resposta para várias dessas questões, então está no lugar certo. Saiba todos os detalhes no post a seguir.

 

O que é limpeza dentária, afinal?

Como o próprio nome indica, a limpeza dentária é responsável por limpar os dentes. Ela é feita por um cirurgião-dentista e é mais eficiente que a limpeza diária, pois usa materiais e produtos específicos, muitos deles disponíveis apenas em consultórios odontológicos.

Nesse momento, o cirurgião-dentista higieniza todos os dentes, desde a parte mais interna e profunda de cada um deles — pegando inclusive a região da gengiva. Essa é uma ótima maneira de garantir melhores resultados e manter a boca sempre limpa.

 

Qual sua função?

O principal objetivo do procedimento é manter a boca limpa e saudável, blindando-a contra alguns problemas bucais, como as temidas cáries e gengivites.

Esse é um procedimento indispensável, já que nunca conseguimos limpar a boca de forma adequada. Esse detalhe que faz com que a placa bacteriana se acumule nos dentes ou no interior do sulco gengival.

Somado a isso, existe também um acompanhamento feito pelo cirurgião-dentista nesse momento. Isso significa que esse é o momento que ele tem para verificar e corrigir alguma inconsistência, como problemas com a resina, próteses e qualquer outra coisa.

 

O que é feito?

Além da limpeza, existem muitos outros procedimentos feitos que ajudam a proteger os dentes e a boca de uma maneira geral. Conheça os principais deles:


AGENDE SUA AVALIAÇÃO
SE PREFERIR, AGENDE POR TELEFONE: (47) 3433-0101

TARTARECTOMIA E JATEAMENTO

Essa é a primeira etapa de uma limpeza dentária: a remoção do tártaro. Como isso nem sempre é feito com escova e fio dental, é fundamental que seja realizado com aparelhos mais apropriados.

Quando necessário, o procedimento é seguido pelo jateamento de bicabornato de sódio. Essa é uma maneira de remover a placa bacteriana e o tártaro, além de polir e proteger os dentes.

 

ESCOVAÇÃO COMPLETA E APLICAÇÃO DO FLÚOR

O procedimento continua sendo executado com a escovação completa, feita por uma escova similar ao modelo elétrico e com pastas dentais específicas. Depois disso, tudo é fechado com a aplicação do flúor — um detalhe que mantém a boca limpa e fortifica os dentes.

Depois de aplicado, é importante deixar de comer ou beber por um tempo, pois assim o flúor penetra com mais intensidade e age melhor.

 

Quando fazer?

A limpeza dentária deve ser feita seguindo cada caso. O mais comum envolve um retorno a cada seis meses, um tempo considerado ideal.

Ainda assim, se o cirurgião-dentista perceber um maior acúmulo de placa ou tártaro, pode pedir que o paciente volte mais vezes. Essa é a melhor maneira de evitar os problemas odontológicos e garantir dentes mais claros e saudáveis.

Agora que você já sabe todo o processo de limpeza dentária, não deixe de visitar o cirurgião-dentista com frequência e evitar muita dor de cabeça.


 

Na Clínica do Dr. Edgar Costa você terá certeza de contar com o profissional sempre atualizado que estará utilizando as técnicas mais modernas e materiais da melhor qualidade para obter o melhor resultado no seu tratamento.

Estamos prontos para atender você. Entre em contato pelo formulário disponibilizado no site ou envie uma mensagem no Messenger (ícone flutuando nesta página).

Agende uma avaliação hoje mesmo!

Tem alguma dúvida?

Envie sua mensagem que responderei o mais rápido possível

Enviar mensagem

Fonte: Sorridents