Próteses sobre implantes são opções restauradoras, que visam a reposição de dentes ausentes e/ou perdidos, utilizando pinos de titânio como sustentação. Trata-se de um procedimento seguro e confiável, desde que executado por um profissional capacitado. Esse tratamento possui como principal objetivo a reabilitação bucal. As próteses sobre implantes podem ser utilizadas para repor apenas um dente ou até mesmo todos os dentes.

Existem três tipos de tratamentos no caso de ausência parcial ou total dos dentes:

Unitária e Parcial Fixa

É uma prótese fixa instalada sobre um ou mais implantes, com o objetivo de substituir um dente ou uma pequena quantidade de dentes, evitando assim, os desgastes necessários dos dentes adjacentes para o tratamento utilizando pontes fixas.

Protocolo Fixo

É uma prótese fixa, com todos os dentes, instalada sobre implantes. A principal vantagem é devolver a função mastigatória. Com o sistema comum de dentadura, o paciente tem em média 20% do poder de mastigação original, já com o protocolo fixo sobre implantes, esse percentual sobe para 85%.

Overdenture (removível)

A overdenture é uma prótese tipo dentadura, instalada sobre dois ou quatro implantes, dando condições adequadas de retenção. Ela é uma prótese removível, de todos os dentes, que tem uma retenção maior do que uma prótese convencional (dentadura), pois é fixada sobre os implantes dando maior segurança ao paciente. Muito indicada, comparada ao protocolo fixo, para pacientes com habilidade motora diminuída.

Perguntas frequentes

POR QUE REALIZAR O TRATAMENTO DE PRÓTESE SOBRE IMPLANTES?

Este tratamento possui como principal objetivo a reabilitação bucal, em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação. Além disso, o tratamento ajuda a repor de forma indireta os dentes ausentes ou perdidos.

 

COMO SERÁ FEITO O TRATAMENTO DE PRÓTESE SOBRE IMPLANTES?

Depois de instalar os Implantes (pinos de titânio que substituem a raiz do dente), o cirurgião dentista irá fixar a prótese sobre os implantes já cicatrizados. Este período irá variar de paciente para paciente e, dependendo de condições específicas, a prótese poderá ser instalada no mesmo procedimento, o que chamamos de implante com carga imediata. É realizado o envio dos moldes para o técnico em próteses dentárias. Depois de pronta a prótese, algumas consultas são necessárias para determinação da altura, tamanho e formato dos dentes, sendo sempre todas as etapas acompanhadas pelo dentista. Depois dessa etapa a prótese é fixada no pino de implante, finalizando dessa forma o seu tratamento.

 

QUAL É O RISCO DE NÃO REALIZAR O TRATAMENTO DE PRÓTESE SOBRE IMPLANTES?

Não realizar o tratamento de reposição de dentes perdidos com implantes provoca uma série de problemas de saúde. Alguns exemplos são:

  • Deficiências na mastigação e digestão.
  • Dificuldade para higiene bucal.
  • Interferência na fala.
  • Perda óssea severa e de outros dentes.

Além disso, pode haver reflexos psicológicos causados pela vergonha ou alterações do padrão estético, fazendo o paciente levar uma vida infeliz, com baixa (auto)estima, isolamento e depressão. A reabilitação da saúde bucal através do Implante é uma solução eficaz, segura, duradoura e que agrada a muitos pacientes.

 

QUANDO É INDICADO O TRATAMENTO PARA A COLOCAÇÃO DE PRÓTESES DENTÁRIAS?

A ausência de um único dente provoca sérios danos ao sistema estomatognático (dentes, músculos, ligamentos e articulações têmporo-mandibulares). Dessa forma, recomenda-se corrigir desde a falta de um único dente até a perda total dos dentes.

 

QUANTO TEMPO DURAM OS IMPLANTES DENTÁRIOS E AS PRÓTESES DENTÁRIAS?

Esse fator varia de paciente a paciente, levando em conta a disciplina nas visitas ao consultório e a higienização correta do paciente. Os Implantes e as Próteses sobre Implantes podem durar até o fim da vida, sendo que a qualidade e marca dos implantes também interferem da durabilidade dos mesmos.

As próteses dentárias podem ter uma duração média entre 5 e 10 anos, mas se bem feitas por um profissional e um bom protético (técnico de laboratório) que utiliza aparelhagem e materiais de primeira linha, podem durar mais. Próteses com dentes pré-fabricados sobre resina acrílica duram menos que as porcelanas, pois as resinas desgastam e pigmentam com mais facilidade, tendo portando a indicação para substituição dos dentes de 5 em 5 anos.

Perguntas pós tratamento

COMO FUNCIONARÁ A HIGIENE E MANUTENÇÃO DA MINHA PRÓTESE SOBRE IMPLANTES?

Nesta nova fase pós tratamento, o paciente deverá higienizar o local no mínimo 3 vezes ao dia com fio dental, escovas interdentais (fundamentais para quem usa prótese) e escova de dentes apropriada para cada tipo de prótese. Visitas regulares ao consultório do dentista de 4 em 4 meses são fundamentais, pois ajudar a previnir uma série de doenças, e aumentar a vida útil das próteses e restaurações.

COMO POSSO EVITAR RISCOS MAIORES DE INFECÇÃO PÓS-OPERATÓRIO?

O pós-operatório deste tratamento é bem mais tranquila comparada a outras cirurgias bucais do mesmo porte. Neste período podem ser utilizados antinflamatórios e analgésicos como maneira de reduzir edema da área e evitar riscos maiores de infecção.

É fundamental que o paciente siga à risa as intruções do dentista, pois um antibiótico pode causar mais danos que benefícios se não ingerido na dose e períodos adequados.

Alguns procedimentos podem adotados, sendo eles:

  • Uso de Antibioticoterapia prévia e após a cirurgia;
  • Enxágue da boca com antisépticos potentes (clorexidina 0,12%);
  • Limpeza da face.

COMO FUNCIONA A CICATRIZAÇÃO DA PRÓTESE SOBRE IMPLANTES?

A cicatrização nesta etapa é bastante previsível com menores riscos que na fase anterior. É basicamente uma cicatrização gengival bastante importante para o sucesso estético das próteses. O paciente deve seguir atentamente as instruções de higienização. Eventualmente pode passar mais algum período sem usar as próteses até a completa cicatrização.

ALGUNS ANOS APÓS REALIZAR O TRATAMENTO PERCEBI PERDA ÓSSEA. O QUE DEVO FAZER?

No caso da perda óssea que ocorre com o passar dos anos, deve-se realizar um reembasamento (enchimento) com resina acrílica destas próteses uma vez a cada 12 meses, com a finalidade de mantê-las sempre firmes e em íntimo contato com o tecido mucoso gengival para que não percam a retenção e fiquem soltas, dificultando a mastigação e fonação.

 O Doutor Edgar Camargo Costa, cirurgião-dentista está pronto para atender você aqui em Joinville. Entre em contato pelo formulário disponibilizado no site ou envie uma mensagem no Messenger (ícone flutuando nesta página)

Assista no vídeo abaixo o processo de colocação de prótese sobre implantes:

Confira as fotos de um procedimento realizado aqui no consultório de Próteses sobre Implantes:

Agende uma avaliação hoje mesmo!

Tem alguma dúvida?

Envie sua mensagem que responderei o mais rápido possível

Enviar mensagem