FACETAS OU LENTES DE CONTATO?

Um sorriso bonito e dentes bem cuidados atraem olhares e elogios, além de aumentarem a nossa autoestima e confiança frente a situações diversas, sejam sociais ou profissionais. Assim, proteger e cuidar do sorriso pode ser algo transformador na vida de uma pessoa.

O avanço da tecnologia na área de odontologia estética vem tornando mais fácil a realização do desejo de ter um sorriso mais perfeito possível. Os procedimentos, tratamentos e equipamentos vêm evoluindo e quem tem a ganhar são os pacientes!

Existem diversas maneiras de lhe ajudar a conquistar um sorriso ainda mais branco e encantador, dentro dos limites de cada biológico de cada paciente. Nesse post vamos abordar informações sobre duas opções que existem no mercado, as facetas dentárias de porcelana e as lentes de contato dentárias.

A seguir, saiba as principais diferenças, a recomendação, durabilidade e tudo o que é importante sobre esses procedimentos. Boa leitura!

 

Lentes de contato dentárias X Facetas dentárias

Tanto as facetas dentárias quanto as lentes de contato dental são feitas de estruturas de porcelana que recobrem parte dos dentes. A diferença entre elas é basicamente a espessura da faceta e a quantidade de desgaste do dente.

Simplificando, as facetas de porcelana são como capinhas, feitas a partir da cerâmica, que recobrem a superfície vestibular dos dentes, isto é, aquela parte que encosta nos lábios. As facetas têm entre 0,7 e no máximo 1,5 milímetros de espessura. Nesse procedimento, é necessário que o dentista efetue uma certa quantidade de desgaste para que a faceta seja perfeitamente colocada.

Já as lentes de contato dentárias são ultrafinas e possuem cerca de 0,2 a 0,6 milímetro de espessura quando se usa a porcelana. Desse modo, o desgaste do dente é mínimo e por isso que as lentes de contato dentárias são consideradas minimamente invasivas. Diante disso, as lentes de contato não são a regra é sim a exceção.

Já viu como atores, músicos e outras celebridades de TV com um sorriso branco perfeito? Como eles ficaram assim? Com as lentes de contato ou facetas 🙂


Quando cada uma é recomendada?

De modo geral, ambos os procedimentos são recomendados para pessoas que estão insatisfeitas com seus sorrisos e desejam fazer alguma intervenção estética para melhorar esta situação.

A colocação de facetas ou lentes dentais é interessante para harmonizar dentes e gengiva com seu sorriso. O resultado é um sorriso mais harmônico e alinhado, dentição mais limpa e, é claro, uma autoestima elevada.

 

Qual procedimento é o mais adequado?

A escolha vai depender de cada caso e da orientação do dentista que cuida de você. Para entender a diferença, é importante saber que a lente de contato dental é mais usada para pequenas correções, como fechar espaço entre os dentes. Ela pode ser indicada também para harmonizar o comprimento e largura dos dentes, fazendo o sorriso combinar melhor com o rosto de cada paciente. A espessura da lente é bastante fina e sua cor é quase transparente, por isso não é indicada em dentes escurecidos.

Já as facetas dentárias são usadas para cobrir dentes extremamente escuros ou com grandes restaurações. Neste procedimento, um desgaste dentário é feito, instalado um opacificador e só depois é feita a colocação de uma faceta. Mas, não são boas para casos de dentes desalinhados ou girados. Nesses casos, o uso prévio de aparelho ortodôntico reduz a quantidade de desgaste do dente e diminui a possibilidade de sentir dor.


AGENDE SUA AVALIAÇÃO
SE PREFERIR, AGENDE POR TELEFONE: (47) 3433-0101


Como é feito o procedimento?

Geralmente, após a visita inicial ao consultório, o procedimento é feito de acordo com as seguintes etapas:

1) Fotografias e moldagem

Antes de começar o procedimento em si, é necessário fazer uma avaliação da saúde da arcada dentária para definir qual técnica indicada ao paciente. Dessa forma, fotografias, moldagens e radiografias auxiliam o dentista no momento de planejar o tratamento.
O profissional deve também dar atenção à condição da gengiva, que precisa estar totalmente saudável. Isto porque se há alguma inflamação, o inchaço aumenta o volume da gengiva e, consequentemente, compromete a aplicação correta das lâminas.

2) Profilaxia e clareamento dental e planejamento

Após a limpeza dos dentes (profilaxia), começa a etapa de clareamento. Nesta etapa também é apresentado o planejamento do tratamento. É importante ressaltar ainda que o profissional deve informar as possibilidades dos resultados. Desta forma, o paciente sai do consultório já com uma ideia de como é seu planejamento.

3) Definição da cor dos dentes e aplicação de provisórios

Este retorno do paciente ao consultório é o momento de escolher a cor do revestimento. Esta escolha deve ser feita com bom senso, para que o resultado não pareça muito artificial. Para casos onde a técnica é a faceta dentária, é necessário preparar os dentes por meio de um procedimento chamado desgaste.
Na sequência, os provisórios são aplicados. No caso das lentes, este procedimento é descartado e, em seu lugar, entram as simulações de resina, ou mockups ajudam o paciente a ter uma ideia bastante próxima de como ficará o planejamento. Cabe aqui uma advertência pois, o resultado final é uma variável impossível de ser fielmente prevista. Dessa forma, apenas as garantias de meio são oferecidas em Odontologia.

4) Remoção dos provisórios e instalação das facetas ou lentes

Respeitando um período de 10 a 15 dias para o retorno ao consultório, esta etapa é a aplicação definitiva das facetas ou lentes. As lâminas são testadas e, finalmente, cimentadas ao dente. A revisão da consulta acontece para uma avaliação final da situação da mordida e da adaptação da gengiva ao novo dente.


Existe alguma contraindicação para o tratamento?

É importante ficar atento às restrições e conversar com o cirurgião dentista para que ele possa, inclusive, indicar alternativas para quem não pode colocar facetas ou lentes de contato dentárias. Esses procedimentos são contraindicados para pacientes que:

  • Sofrem de bruxismo ou roem as unhas com frequência de forma descontrolada: mas, há como solucionar esse problema
  • Possuem dentes muito comprometidos e tratados de canal: nesse caso, outros procedimentos estão indicados;
  • Têm mordida torta ou desequilibrada e precisam usar aparelho previamente
  • Higienização oral descontrolada

AGENDE SUA AVALIAÇÃO
SE PREFERIR, AGENDE POR TELEFONE: (47) 3433-0101


É importante programar-se para fazer o procedimento?

Durante o período de tratamento, é possível que haja a necessidade de colocação dos chamados “provisórios”, enquanto as lentes ou facetas são confeccionadas. Como o nome sugere, o uso deste material, em geral resina, é necessário no período entre a preparação do dente e o retorno ao consultório para a aplicação do método escolhido.

O provisório é uma forma de o paciente manter o dente esteticamente harmônico enquanto as facetas não estão prontas. Tomados os devidos cuidados, esta fase não apresenta problemas, mesmo que haja o receio das lâminas se soltarem. Porém, é importante se programar para que, em caso de emergência, o dentista possa resolver o quadro o mais rápido possível.

 

Como é a manutenção?

O sucesso e a durabilidade do procedimento estético nos dentes não dependem só do profissional que executa o serviço. O paciente também deve seguir com uma rotina de higiene oral adequada, sempre tomando cuidado, por exemplo, com alimentos que escurecem os dentes.

Seguindo as orientações dadas pelo cirurgião-dentista, tanto as facetas quanto as lentes de contato terão ótima durabilidade.

Gostou de saber as diferenças entre facetas dentárias e as lentes de contato dentárias?

O Doutor Edgar Camargo Costa, cirurgião-dentista está pronto para atender você aqui em Joinville. Entre em contato pelo formulário disponibilizado no site ou envie uma mensagem no Messenger (ícone flutuando nesta página)

Agende uma avaliação hoje mesmo!


Tem alguma dúvida?

Envie sua mensagem que responderei o mais rápido possível

Enviar mensagem

Fonte: OdontoConde